16 de jan de 2024  São Paulo

A Henkel, líder mundial em adesivos e detentora das marcas Cascola, Loctite, Pritt e Schwarzkopf Professional, compartilha os destaques do programa “Mundo de Pesquisadores”.

Henkel apresenta os resultados do programa Mundo de Pesquisadores 2023

A Henkel, líder mundial em adesivos e detentora das marcas Cascola, Loctite, Pritt e Schwarzkopf Professional, compartilha os destaques do programa “Mundo de Pesquisadores” (Forscherwelt, nome da iniciativa em alemão), realizado na América Latina, durante o ano de 2023. O programa, que busca promover a educação científica para crianças, alcançou conquistas significativas em termos de participação e impacto. Durante os meses de outubro e novembro de 2023, a iniciativa “Mundo dos Pesquisadores” reuniu mais de treze mil estudantes, que mergulharam no fascinante mundo da ciência, criatividade e descoberta. O programam impactou 11.750 alunos de toda a América Latina, em países como México, Venezuela, Guatemala, Peru, Costa Rica, Colômbia, Chile, Argentina e Brasil, nos quais a companhia conta com presença local. As estatísticas destacam a diversidade e a amplitude do programa, que ministrou 103 oficinas gratuitas, das quais 46 foram realizadas de maneira virtual e 57 promovidas presencialmente. Ao realizar um recorte nas atividades feitas de forma presencial, 13 das oficinas aconteceram em escolas de São Paulo, no Brasil, e quatro em fábricas em Guadalajara, no México. No total, 277 escolas receberam o programa em toda a América Latina. “Estamos felizes por termos alcançado mais de 11.700 crianças, batendo nosso próprio recorde e aumentando a participação no programa em mais de 40% em 2023. Agradecemos a todos os aliados que tornaram isso possível”, Cynthia Rios, Diretora de Comunicação Corporativa Henkel LATAM.

Sobre o programa “Mundo de Pesquisadores”

Iniciado em 2011, na Alemanha, como uma atividade extracurricular para filhos e filhas de colaboradores, o programa ganhou o mundo em 2014, chegando à Argentina, o primeiro país da América Latina a disponibilizá-lo às crianças das comunidades onde a Henkel opera. Em 2021, para adaptar-se aos desafios da pandemia, as oficinas ocorreram de maneira digital, atingindo mais de 8.300 alunos na primeira edição. A iniciativa consolidou-se como um pilar do ensino básico de ciências e, em 2023, o programa continuou sua evolução, oferecendo 46 oficinas virtuais e aumentando a participação para 11.750 alunos.

Impacto na educação científica e na sustentabilidade

Com o lema “Seja como um pesquisador”, o programa “Mundo dos Pesquisadores” estimula crianças de 6 a 12 anos a assumirem o papel de verdadeiros pesquisadores e a vivenciarem os conceitos científicos. Os workshops abordam temas-chave da Henkel, tais como adesivos, detergentes, cuidados pessoais e sustentabilidade. Por meio de atividades práticas, os participantes aprendem sobre a fabricação de adesivos, manipulam elementos químicos, exploram parâmetros de limpeza, dependendo do tipo de tecido, e se aprofundam nos cuidados com a pele e com os cabelos. Além disso, o programa enfatiza a importância da sustentabilidade, promovendo práticas ecológicas, como economia de energia, reciclagem de papel e renovação de matérias-primas. Um dos objetivos globais da Henkel para a sustentabilidade é proteger o meio ambiente para as gerações futuras. Com base nisso, a companhia reafirma o seu compromisso com a sustentabilidade, colocando-a no centro do seu negócio e contribuindo para a criação de comunidades mais prósperas. No âmbito do Quadro de Metas de Sustentabilidade 2030+, a empresa foca seus esforços no fornecimento das ferramentas necessárias para motivar as gerações futuras a explorarem novas alternativas.

"A educação científica das novas gerações na América Latina é fundamental para o desenvolvimento de profissionais que contribuam com a nossa sociedade. Por isso, na Henkel, estamos comprometidos com o programa “Mundo dos Pesquisadores”, que apoia crianças nos nove países da região onde temos presença", comentou Cynthia Rios, Diretora de Comunicação Corporativa da Henkel LATAM.