Como incentivar as crianças a interessarem-se pela ciência?
Comece desde cedo!

A Dra. Simone Bagel-Trah, Presidente do Conselho Supervisor e do Comitê de Acionistas da Henkel, estava interessada desde cedo em “descobrir”. Seu fascínio pelas ciências fez com que a (agora) doutora em ciências biológicas implementasse um sistema que mostre às crianças, o mais cedo possível em seus anos de formação, o quão divertido pode ser "brincar com a ciência". Sob seu patrocínio, a Henkel lançou uma iniciativa educacional de longo prazo para crianças em abril de 2011, alinhada especificamente à faixa etária mais jovem, até os 10 anos de idade.

O “Mundo de Pesquisadores” introduziu novos padrões em termos de estrutura de conteúdo e criação de uma experiência de aprendizagem holística. O Mundo de Pesquisadores (tradução do alemão Forscherwelt) é um ambiente científico criado pela Henkel especificamente para crianças. Seu programa inclui cursos de férias de uma semana destinados a estimular o entusiasmo das crianças pelo conhecimento científico. O ambiente fornecido é diferente de um laboratório escolar clássico, que só pode ser usado algumas horas por semana: além de uma área de experimentos, a instalação do “Mundo de Pesquisadores” oferece cantos silenciosos e muito espaço para as crianças se movimentarem , promovendo, assim, a contemplação e a comunicação.

No “Mundo de Pesquisadores”, as crianças realizam experimentos relacionados às atividades da Henkel: cola com adesivos, lavagem e limpeza, uso de cosméticos e a sustentabilidade. Elas podem fazer perguntas diretamente a verdadeiros especialistas e, ao mesmo tempo, obter uma visão inestimável do mundo do trabalho dos adultos.

Desde seu lançamento em 2011, o projeto de educação atraiu um grande interesse na Alemanha. O conceito educacional não está vinculado a essas premissas, no entanto: O Mundo de Pesquisadores está sendo estabelecido internacionalmente em locais selecionados da Henkel, como Argentina, Brasil, Chile, Índia, Itália, Polônia, Índia, Rússia e Emirados Árabes Unidos, e escolas sob o lema “um Mundo de Pesquisadores para conhecer”.