Programas de Educação do Mundo de Pesquisadores

O Mundo de Pesquisadores está ativo em várias áreas:

Cursos de Férias de uma Semana para os filhos dos colaboradores dos 3º e 4º anos

Nos cursos de férias, com duração de uma semana, as crianças participam de experimentos que têm uma conexão com a Henkel. Um total de 24 alunos da terceira e quarta séries pode realizar pesquisas ao mesmo tempo. Eles são supervisionados por uma equipe de seis professores estagiários chefiados pela Dra. Katrin Sommer, Professora de Didática de Química da Universidade de Ruhr, Bochum, Alemanha.

Os cursos de férias apresentam às crianças a uma das quatro áreas-chave da Henkel - adesivos, limpeza, cosméticos ou sustentabilidade - a partir de uma ampla variedade de perspectivas. Os cursos envolvem experimentos de química, pesquisas na internet, visitas de especialistas, produção de anúncios de rádio e outras formas de apresentação, além de pesquisas de mercado realizadas com colaboradores sobre produtos desenvolvidos pelas crianças. Tudo o que as crianças fazem no Mundo de Pesquisadores reflete o trabalho do dia a dia de pesquisadores e desenvolvedores de produtos adultos. Isso fornece às crianças uma excelente visão do mundo de trabalho dos seus pais.

Programas de Cooperação de seis meses com escolas do ensino primário

O Mundo de Pesquisadores oferece às escolas do ensino primário a oportunidade de participar de unidades de ensino divididos em nove partes. Escolas do ensino primário com classes de terceiro ou quarto ano são convidadas a se inscreverem para visitarem o espaço do  Mundo de Pesquisadores pela manhã, por nove períodos duplos. Há também a opção de vinda de estudantes do terceiro ou quarto ano de escolas de período integral para o Mundo de Pesquisadores no período da tarde para montar um "PLC de Pesquisa".

O conteúdo do programa é baseado nos cursos de férias desenvolvidos em colaboração com a Ruhr University Bochum.

Os cursos sempre são supervisionados pelos colaboradores da Henkel, mas o corpo docente das crianças também está intimamente envolvido nas lições. Antes do início da unidade de ensino, a Henkel organiza um curso de treinamento em Düsseldorf para os parceiros de cooperação, concebido para possibilitar que professores e equipes de apoio supervisionem e orientem as crianças durante os experimentos.

Cursos de Treinamento de Professor no Mundo de Pesquisadores

O Mundo de Pesquisadores oferece cursos de treinamento para as unidades de ensino de Adesivos, Cosméticos e Sustentabilidade. Os eventos destinam-se principalmente ao corpo docente do ensino primário, embora partes dos programas sejam adequados para os ensinos primário e secundário (fundamental I e II). Os cursos de treinamento são gratuitos e abertos a todos os profissionais da educação que gostariam de realizar pesquisas com crianças mais novas ou mais velhas.

Centros Infantis da Henkel: Treinamento da Equipe e Manhãs de Pesquisa para Pré-escolares

A Henkel possui três centros infantis próximos à sua unidade de Düsseldorf-Holthausen, financiados pela Associação de Bem-Estar dos Trabalhadores (AWO). O Mundo de Pesquisadores e os centros infantis cooperam em programas que incluem cursos sobre a realização de experimentos no âmbito do ensino primário, e manhãs de pesquisa para crianças em idade pré-escolar, nas quais minipesquisadores podem tentar nossos experimentos individuais do programa para alunos do ensino primário.

Cooperação com a Escola Vocacional de St. Úrsula para Educadores Estagiários

A Faculdade de Educação Social treina educadores que posteriormente trabalharão em creches, escolas públicas de período integral e instalações residenciais para jovens e clubes juvenis.

A Henkel oferece aos alunos um treinamento em ciências naturais durante o ano de estágio. A oportunidade de familiarizar-se com o assunto usando uma abordagem prática, incentiva os alunos a integrar uma maneira científica de pensar e agir nos seus esforços educacionais cotidianos. Esses educadores atuam como multiplicadores e são capazes de estimular o interesse das crianças pela ciência de maneira proficiente.