Materiais de Ensino

Em colaboração com a Cátedra de Didática de Química da Universidade de Ruhr, em Bochum, Alemanha, os materiais de ensino foram desenvolvidos a partir dos programas dos cursos de férias. Estes fornecem material para oito a nove períodos duplos da ciência e são adequados para alunos do terceiro ou quarto ano. Além disso, muitos dos experimentos também são adequados para o ensino fundamental II.

Unidade de Ensino de Adesivos

Os adesivos e a tecnologia adesiva são parte integrante da vida diária e dos processos de fabricação industrial. Os produtos adesivos variam da simples cola artesanal a adesivos industriais de alto desempenho, que podem ser usados para unir asas de avião inteiras.

A unidade de ensino de Adesivos foi projetada para apresentar as crianças ao mundo dos adesivos. Em primeiro lugar, elas obtêm uma visão inicial da ampla variedade de adesivos e aplicações; em segundo lugar, usa-se o exemplo de um adesivo com o qual estão familiarizados para ensiná-los como e com o que os adesivos podem ser produzidos. A unidade também oferece a oportunidade de explorar de maneira fenomenológica a questão da aderência dos adesivos.

Unidade de Ensino de Cosméticos

Os produtos de cuidados com o corpo, como o xampu e o creme dental, são parte integrante do cotidiano das crianças. Mas o que realmente há nesses produtos? Por que eles são importantes, quais seus efeitos e como são feitos? Estas são apenas algumas das perguntas que serão investigadas durante esta unidade de ensino. Ela está voltada para métodos científicos básicos. Estes, por sua vez, incluem abordagem sistemática, observação precisa, documentação dos resultados e, finalmente, avaliação dos resultados em conjunto com a pergunta: "O que nossas descobertas e observações nos dizem: o experimento nos ajudou a responder a nossa pergunta inicial de pesquisa?"

O tema Cosméticos é dividido em três áreas: cuidados dos dentes, da pele e do cabelo.

Unidade de Ensino de Sustentabilidade

Na Henkel, a questão da sustentabilidade tradicionalmente é de suma importância. A empresa, portanto, criou um curso de férias de uma semana especificamente sobre este tópico como parte do Ano Científico de 2012: "Projeto Terra: Nosso Futuro.” Este curso de férias foi posteriormente desenvolvido em uma unidade de ensino para aulas de ciências do ensino primário.

A unidade abrange os seguintes tópicos: economia de energia, reciclagem de papel, matérias-primas renováveis e proteção da nossa saúde.