30 de jul de 2019

Estudantes da rede pública de ensino participam do programa Mundo de Pesquisadores

Mais de três mil alunos de Itapevi iniciam novo projeto de experimentos científicos

Na manhã de hoje (30), a Prefeitura de Itapevi e a multinacional alemã Henkel lançaram a iniciativa Mundo de Pesquisadores (mundodepesquisadores.com.br), na Escola do Futuro, no bairro Vila Aurora. A cerimônia de inauguração do projeto contou com a presença do prefeito Igor Soares, da secretária de Educação Profa. Eliana Maria da Cruz Silva, do presidente da Henkel para Brasil e América Latina Manuel Macedo, além de educadores, alunos e convidados.

Após criar o programa na Alemanha em 2011, a companhia trouxe o projeto para o território brasileiro e fez convênio com a prefeitura para levar aulas práticas de ciência a 40 escolas municipais da cidade. A iniciativa vai contar com aulas para as 126 turmas do 4º ano do Ensino Fundamental da rede municipal e beneficiará mais de 3.500 estudantes até o final desse ano letivo.

A parceria promove atividades educacionais e inovadoras sem custos para a administração municipal e com toda a infraestrutura necessária. A empresa Foro 21, parceira da Henkel neste projeto, disponibiliza três professores para ministrar as atividades nas escolas de Itapevi. Os educadores dos colégios participantes também acompanham as aulas e recebem instruções em relação aos experimentos para dar continuidade posteriormente. A Henkel é responsável por fornecer todos os materiais necessários para a realização das oficinas junto à Foro 21.

"Preparar o aluno para o futuro é o principal objetivo da nossa gestão, que para isso criou o programa Educa Itapevi. E a parceria com a Henkel é de grande valia para fortalecer este nosso propósito, dando a possibilidade às crianças de terem acesso a experiências ímpares na área das ciências. Agradeço à empresa Henkel por escolher Itapevi para ser a primeira cidade brasileira a receber este importante projeto que já existe na Alemanha. Esperamos ser o primeiro de muitas em nossa cidade", disse o prefeito Igor Soares.

"A educação é o principal fator para transformar nossas crianças em futuros talentos. Estamos felizes com a parceria e por promover novos conhecimentos e experiências a milhares de estudantes da cidade de Itapevi. Esperamos que o projeto Mundo de Pesquisadores seja apenas o começo de outras iniciativas educacionais em nosso país", comemorou Manuel Macedo, presidente da Henkel para Brasil e América Latina.