close up of lab coat with Forscherwelt logo

Sobre o Mundo de Pesquisadores 

Nossa contribuição para o conhecimento científico.

O Mundo de Pesquisadores é uma iniciativa educacional internacional criada pela Henkel. Seu objetivo é promover a educação científica de crianças.

A iniciativa Mundo de Pesquisadores (“Forscherwelt”, em alemão) começou, em 2011, no ambiente de atividades extracurriculares para crianças na cidade alemã de Düsseldorf. Ao contrário dos laboratórios escolares tradicionais, além da área de experimentação, há um local para as crianças relaxarem, bem como espaços para elas se movimentarem, trocarem ideias e reflexões.

Concebido inicialmente apenas para os filhos dos funcionários, o conteúdo do programa usa como base as áreas de pesquisas da Henkel. O programa inclui cursos especializados de férias e módulos de ensino sobre tópicos de colagem, limpeza, cuidados pessoais e sustentabilidade. A iniciativa também oferece treinamentos para professores.

Posteriormente, o programa de férias ganhou popularidade e foi estendido para escolas do ensino fundamental da região. Desde 2014, a iniciativa Mundo de Pesquisadores se tornou internacional, se espalhando para unidades da Henkel na Ásia, Oriente Médio e nas Américas do Norte e do Sul. A iniciativa mantém seu compromisso de promover a educação científica básica por onde passa. Alinhada a essa premissa, o programa desenvolveu a ação “Forscherwelt to go”, a qual leva as oficinas às escolas, cursos regulares em unidades de aprendizado extracurricular, comandados por organizações parceiras, além de módulos digitais.

Incentivando a educação científica

A Dra. Simone Bagel-Trah, chairwoman do Comitê de Supervisão e do Comitê de Acionistas da Henkel, gostava de fazer experimentos desde pequena. Seu próprio fascínio pelas ciências fez com que a doutora em ciências biológicas, criasse uma metodologia que mostrasse às crianças o quanto poderia ser divertido “brincar com ciência”, durante o período escolar. Com o apoio dela, a Henkel lançou a iniciativa educacional de longo prazo voltada às crianças, em abril de 2011, destinada especificamente aos alunos com até 10 anos de idade.

photograph Simone Bagel-Trah

“Há tanta coisa para descobrir neste mundo! É por isso que a curiosidade, ter coragem de fazer perguntas e descobrir a diversão na pesquisa, é o que está na raiz da iniciativa Mundo de Pesquisadores (Forscherwelt) : despertar o interesse das crianças pelas ciências.”

Saiba mais

Mídias sociais e comunicados à imprensa

Mais notícias