30 de out de 2019

A Henkel promove diferentes ações em busca de uma educação de qualidade a crianças e jovens

Todos juntos pela educação de qualidade no Brasil

A química é a essência da existência da Henkel. Foi graças ao interesse pela ciência e ao espírito empreendedor do seu fundador, Fritz Henkel, que a empresa foi fundada há 143 anos, na Alemanha. Durante toda a história da companhia, o profundo conhecimento e domínio das tecnologias foi o diferenciador que permitiu à Henkel alcançar posições de liderança em negócios e mercados ao redor do mundo.

Felizmente, a Henkel não está só. Há milhares de empresas com histórias tão inspiradoras, alicerçadas na ousadia e inovação, que só foram alcançadas graças às habilidades e expertise de pessoas curiosas e qualificadas. O mundo de hoje demanda pessoas ainda mais preparadas para lidar com as disrupções cada vez mais frequentes, ocupando posições em todos os níveis das empresas, órgãos públicos, Organizações Não Governamentais e em diferentes esferas da sociedade.
Por isso, mais do que nunca, promover uma educação de qualidade e acessível para todos, vai além do que praticar justiça social: é uma questão estratégica!

Um grande desafio para o Brasil

Hoje, cerca de um quarto da população brasileira está na escola, quase 50 milhões de pessoas. Porém, é clara a defasagem que o país vem acumulando ao longo dos últimos anos, refletida nos resultados obtidos em rankings internacionais. De acordo com o ranking de 2015 do PISA, que avaliou as competências de 29 milhões de alunos de 15 anos em 72 países, o Brasil ocupa a 66ª posição em matemática, 63ª em ciências e 59ª em literatura.
A maior parte dos estudantes no Brasil (80%) são atendidos pelo sistema público de educação, sendo a evasão escolar o maior problema. Daqueles que permanecem e chegam a concluir o Ensino Médio, apenas 10% atingem o nível de conhecimento desejado em matemática (fonte: Instituto Ayrton Senna).
O desafio fica ainda maior, pois além de corrigir uma defasagem histórica no ensino de Português, Matemática e Ciências, as escolas precisam repensar seus sistemas de educação para incluir o ensino de competências como colaboração, persistência, organização, criatividade, entre outras, que são demandas mundiais deste século para as crianças e jovens.

Uma grande rede pela educação

Em 2019, a Henkel definiu a educação pública de qualidade como causa de Responsabilidade Social Corporativa no Brasil, com a missão de criar valor para a sociedade de forma permanente e consistente. A decisão pelo território da educação levou em consideração uma necessidade urgente do país, assim como a convergência de projetos promovidos pela empresa internacionalmente – em 2018, mais da metade dos projetos sociais apoiados pela Henkel em todo o mundo estavam ligados ao 4º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável do Pacto Global das Nações Unidas: Educação de Qualidade.

Para começar, a Henkel uniu forças com o Instituto Ayrton Senna com o objetivo de impactar milhares de estudantes de escolas públicas em diferentes regiões do Brasil. Os colaboradores da empresa foram mobilizados para aderir ao programa “Salary Donation”. Cerca de 26% do quadro de funcionários e estagiários faz doações mensais, que podem variar entre R$ 10 e R$ 100, debitadas da sua folha de pagamento para contribuir com a organização. Para aumentar o impacto, a Henkel faz uma doação no mesmo valor referente ao total doado por seus funcionários, dobrando o repasse para o Instituto.

Esta verba financia projetos educacionais mantidos pelo Instituto Ayrton Senna em cerca de 400 cidades de 15 estados, beneficiando 45.000 educadores e mais de 1,6 milhão de crianças e jovens anualmente. Um desses programas envolve a alfabetização plena, com um custo de R$ 240,00 por ano. Portanto, quando um colaborador Henkel adere com a doação mensal de R$ 10,00, que é igualado pela companhia, isso resulta no valor necessário para que uma criança ou jovem possa ser plenamente alfabetizado. Neste primeiro ciclo, a estimativa é que cerca de 600 pessoas sejam beneficiadas com as doações realizadas pela Henkel e seus colaboradores.

Criando pelas crianças

Mas o ano ainda reservou mais uma oportunidade muito especial! Em 2019, uma das marcas mais icônicas da Henkel comemorou 50 anos: a Pritt. Para celebrar esse momento especial, os 10 principais países em vendas da marca participaram do desafio global “Nós Criamos pelas Crianças”, envolvendo colaboradores e outros stakeholders para construir um grande móbile por meio de colagens. Com o mote “O que eu gostaria de ser quando era criança?”, cada pessoa teve a missão de criar seu próprio personagem, decorado com colagens variadas. Os três países com maior engajamento na ação, receberiam um valor da Fundação Fritz Henkel para doação a instituições voltadas à educação nos seus países.

O Brasil uniu as marcas de produto e institucional para potencializar essa mensagem, e convidou os colaboradores, parceiros, educadores, jornalistas, formadores de opinião e influenciadores digitais para festejar e refletir. Com um painel envolvendo a Gestora de Educação do Instituto Ayrton Senna, Inês Miskalo, e o Escritor de livros infantis, Ilan Brenman, os convidados debateram a importância das atividades manuais para o desenvolvimento cognitivo das crianças, enquanto os pequenos (filhos dos convidados) se divertiam com o ilusionista Issao Imamura e o influenciador Tio Lucas, em workshops de mágica e slime.

Com esse mote convergente e a mobilização de distintos públicos, o Brasil conquistou o primeiro lugar do desafio, destinando ao Instituto Ayrton Senna a doação dos 40.000 euros (cerca de R$ 170 mil) realizada pela Fundação Fritz Henkel. A África do Sul ocupou a segunda posição e a Turquia a terceira, superando Alemanha, Inglaterra, Espanha, Itália, Benelux, Japão e México.

Um mundo novo para pequenos pesquisadores

Como parte do plano de Responsabilidade Social Corporativa, este ano a companhia também trouxe ao Brasil o Mundo de Pesquisadores, iniciativa educacional internacional mantida pela Henkel desde 2011, que leva aulas de ciências aplicadas para crianças de 9 a 10 anos, a fim de despertar o interesse pela carreira científica.

Nestes sete anos de existência da iniciativa, ela já esteve presente em nove países (Alemanha, Rússia, Emirados Árabes Unidos, Polônia, Itália, Turquia, Índia, Argentina e Chile), e impactou mais de 34.000 crianças nas aulas práticas de ciências no laboratório Forscherwelt, na sede da Henkel em Dusseldorf, na Alemanha, ou nas visitas itinerantes às escolas parceiras.

No Brasil, a Henkel atendeu ao chamamento público da Prefeitura de Itapevi e levou o projeto para todas as 40 escolas municipais da cidade. Entre julho e outubro, foram realizadas aulas para as 126 turmas do 4º ano do Ensino Fundamental, com 3.058 crianças beneficiadas (86% do total de estudantes matriculados em 2019) e 126 professores envolvidos.

O começo da jornada

Este é apenas o primeiro ano desta jornada. A causa é grandiosa e demanda compromisso de longo prazo. Por isso, a Henkel planeja ampliar a execução de projetos educacionais nos próximos anos, avaliando oportunidades de expansão das iniciativas localmente.

Alunos do 4º ano do ensino fundamental do município de Itapevi se divertem com o resultado do experimento feito por eles.

Alunos do 4º ano do ensino fundamental do município de Itapevi testam a cola ecológica produzida por eles.

Alunos do 4º ano do ensino fundamental do município de Itapevi produzem sua própria cola ecológica.

Alunos do 4º ano do ensino fundamental do município de Itapevi testam a funcionalidade do experimento produzido por eles.

Alunos do 4º ano do ensino fundamental do município de Itapevi aplicam na prática os conceitos de ciências aprendidos em sala de aula.

Colaboradores da Henkel aderindo ao programa Salary Donation, em parceria com o Instituto Ayrton Senna.

Ficha de adesão do programa Salary Donation, em parceria com o Instituto Ayrton Senna. As doações mensais variam entre R$ 10 e R$ 100. Para aumentar o impacto, a Henkel faz uma doação no mesmo valor referente ao total doado por seus colaboradores, dobrando o repasse para o Instituto.

26% do quadro de funcionários e estagiários aderiram ao programa Salary Donation, em parceria com o Instituto Ayrton Senna. Neste primeiro ciclo, a estimativa é que cerca de 600 pessoas sejam beneficiadas com as doações realizadas pela Henkel e seus colaboradores.

Com o valor arrecadado pelo programa Salary Donation, é possível financiar projetos educacionais mantidos pelo Instituto em 15 estados, beneficiando 45.000 educadores e mais de 1,6 milhão de crianças e jovens.

Times de Comunicação Corporativa e Marketing da Henkel fazem a entrega da doação de R$ 170.000,00 ao Instituto Ayrton Senna, com a presença do escritor de livros infantis, Ilan Brenman, e ilusionista Issao Imamura, que participaram do evento de celebração dos 50 anos de Pritt.

Andreia Okuyama - Gerente de Marketing Pritt, e Fabio Mincarelli – Gerente de Comunicação Corporativa, fazem a entrega do cheque simbólico referente a doação de R$ 170.00,00 ao Instituto Ayrton Senna.

Dra. Simone Bagel-Trah, Presidente do Conselho Administrativo e do Comitê de Acionistas da Henkel, entrega o prêmio de primeiro lugar do desafio “We Craft for Children” conquistado pelo Brasil.