15 de dez de 2021  São Paulo

Projeto realizado em 30 países da região, incluindo o Brasil, impactou estudantes com oficinas virtuais de ciências

Mais de oito mil crianças da América Latina participaram da iniciativa ‘Mundo de Pesquisadores’

“Mundo de Pesquisadores” é a tradução do alemão "Forscherwelt", uma iniciativa global da Henkel desenvolvida em 2011, na Alemanha, com o objetivo de promover a educação científica básica desde a infância. Em 2021, graças ao potencial das chamadas de vídeo, 100 escolas de 9 países participaram deste programa. Ele começou como uma atividade extracurricular para filhos e filhas de colaboradores da empresa em Düsseldorf e, desde 2014, se internacionalizou.

No total, foram realizados 58 workshops para 8.274 alunos da Argentina, México, Guatemala, Costa Rica, Colômbia, Venezuela, Peru, Chile e Brasil. Da mesma forma, os colaboradores da Henkel foram convidados a participar da iniciativa junto com seus filhos.

Ao fim dos workshops, o feedback das escolas é bastante positivo: 96% gostaram da proposta, enquanto 99% dos participantes afirmaram ter incorporado novos aprendizados. Dentre os aspectos avaliados, os resultados foram medidos em termos de duração (51% muito bom e 43% bom); o uso da plataforma digital (53% muito bom e 37% bom); os recursos visuais aplicados como imagens, músicas e vídeos (60% muito bons e 34% bons) e os conteúdos e estratégia pedagógica (57% muito bons e 40% bons).

O conteúdo do programa é baseado nas próprias áreas de pesquisa da Henkel, nos quais os temas das aulas são sobre adesivos, detergentes e sustentabilidade. Existem também cursos de formação e módulos educacionais voltados para os professores.

“A digitalização nos permitiu ampliar o escopo desta iniciativa. Tendo em mente nosso propósito de sermos pioneiros para o bem de gerações, buscamos estimular o interesse pela ciência em jovens estudantes do México, Guatemala, Costa Rica, Colômbia, Peru, Venezuela, Brasil, Chile e Argentina, que serão nossos cientistas do futuro”, comentou Hannes Schollenberger, presidente da Henkel para a América Latina.

Além das experiências ao vivo, a Henkel disponibilizou os experimentos e módulos educacionais para todas as crianças, suas famílias e professores. Eles podem ser acessados pelo site.

Press Release (32,01 KB)