A Henkel, líder mundial em adesivos e detentora das marcas Cascola, Loctite, Pritt e Schwarzkopf Professional, compartilha os destaques do programa “Mundo de Pesquisadores” (Forscherwelt, nome da iniciativa em alemão), realizado na América Latina, durante o ano de 2023. O programa, que busca promover a educação científica para crianças, alcançou conquistas significativas em termos de participação e impacto. Durante os meses de outubro e novembro de 2023, a iniciativa “Mundo dos Pesquisadores” reuniu mais de treze mil estudantes, que mergulharam no fascinante mundo da ciência, criatividade e descoberta. O programam impactou 11.750 alunos de toda a América Latina, em países como México, Venezuela, Guatemala, Peru, Costa Rica, Colômbia, Chile, Argentina e Brasil, nos quais a companhia conta com presença local. As estatísticas destacam a diversidade e a amplitude do programa, que ministrou 103 oficinas gratuitas, das quais 46 foram realizadas de maneira virtual e 57 promovidas presencialmente. Ao realizar um recorte nas atividades feitas de forma presencial, 13 das oficinas aconteceram em escolas de São Paulo, no Brasil, e quatro em fábricas em Guadalajara, no México. No total, 277 escolas receberam o programa em toda a América Latina. “Estamos felizes por termos alcançado mais de 11.700 crianças, batendo nosso próprio recorde e aumentando a participação no programa em mais de 40% em 2023. Agradecemos a todos os aliados que tornaram isso possível”, Cynthia Rios, Diretora de Comunicação Corporativa Henkel LATAM.
16 de jan de 2024 São Paulo
Henkel apresenta os resultados do programa Mundo de Pesquisadores 2023
Sobre o programa “Mundo de Pesquisadores”
Iniciado em 2011, na Alemanha, como uma atividade extracurricular para filhos e filhas de colaboradores, o programa ganhou o mundo em 2014, chegando à Argentina, o primeiro país da América Latina a disponibilizá-lo às crianças das comunidades onde a Henkel opera. Em 2021, para adaptar-se aos desafios da pandemia, as oficinas ocorreram de maneira digital, atingindo mais de 8.300 alunos na primeira edição. A iniciativa consolidou-se como um pilar do ensino básico de ciências e, em 2023, o programa continuou sua evolução, oferecendo 46 oficinas virtuais e aumentando a participação para 11.750 alunos.
Impacto na educação científica e na sustentabilidade
Com o lema “Seja como um pesquisador”, o programa “Mundo dos Pesquisadores” estimula crianças de 6 a 12 anos a assumirem o papel de verdadeiros pesquisadores e a vivenciarem os conceitos científicos. Os workshops abordam temas-chave da Henkel, tais como adesivos, detergentes, cuidados pessoais e sustentabilidade. Por meio de atividades práticas, os participantes aprendem sobre a fabricação de adesivos, manipulam elementos químicos, exploram parâmetros de limpeza, dependendo do tipo de tecido, e se aprofundam nos cuidados com a pele e com os cabelos. Além disso, o programa enfatiza a importância da sustentabilidade, promovendo práticas ecológicas, como economia de energia, reciclagem de papel e renovação de matérias-primas. Um dos objetivos globais da Henkel para a sustentabilidade é proteger o meio ambiente para as gerações futuras. Com base nisso, a companhia reafirma o seu compromisso com a sustentabilidade, colocando-a no centro do seu negócio e contribuindo para a criação de comunidades mais prósperas. No âmbito do Quadro de Metas de Sustentabilidade 2030+, a empresa foca seus esforços no fornecimento das ferramentas necessárias para motivar as gerações futuras a explorarem novas alternativas.
"A educação científica das novas gerações na América Latina é fundamental para o desenvolvimento de profissionais que contribuam com a nossa sociedade. Por isso, na Henkel, estamos comprometidos com o programa “Mundo dos Pesquisadores”, que apoia crianças nos nove países da região onde temos presença", comentou Cynthia Rios, Diretora de Comunicação Corporativa da Henkel LATAM.
Mundo de Pesquisadores